O perfil empreendedor é composto de competências múltiplas, cada qual
com a sua devida importância no desenvolvimento do empreendimento. As
competências são complementares entre si, portanto é preciso identificar essas
habilidades, descobrir qual delas temos em maior ou menor grau, isto é,
reconhecer quais são os nossos pontos fortes e fracos.
Vale lembrar que um sócio que tenha como
principal característica ser um bom vendedor deverá ter como sócio um bom
administrador. Dois bons vendedores provavelmente não irão compor uma prospera
sociedade. Por isso, se faz necessário uma auto-análise do perfil empreendedor
com o objetivo de identificar os seus pontos fortes.
Se para realizarmos uma viagem de férias precisamos fazer um
planejamento, imagine para montar um negócio. Antes do embarque para uma viagem
precisamos escolher o local de destino e observarmos o dinheiro que temos
disponível. O empreendedor deverá escolher o produto ou serviço com o qual irá negociar
em seguida saber se possui dinheiro suficiente para montar o negócio e
conseguir sustenta-lo até alcançar o ponto de equilíbrio (quando o faturamento
cobre todos os custos).
Todas as pessoas têm características próprias e isso
também pode interferir na escolha do local e roteiro da viagem. Imaginemos
alguém com medo de altura viajar para a Capadócia e fazer um passeio de balão,
isso teria tudo para não ser interessante. Agora, imaginemos um empreendedor
que gosta de inovar e desafiar os padrões estabelecidos, participando de um
negócio com padrões e regras definidas por contrato, isso poderá causar
conflitos prejudiciais ao sucesso do empreendimento.
Conheça o seu perfil empreendedor:
O Empreendedor:
Desafia os padrões vigentes, passa maior parte do tempo pensando no
futuro, sempre à procura de inovação e adora correr riscos. Steve Jobs, criador
da Apple é inquestionavelmente um dos maiores empreendedores de todos os
tempos. Conquistou o mundo com sua criatividade e imensa vontade de fazer
diferente do que estava disponível no mercado. Traduzem literalmente a
expressão latina Non Ducor Duco que significa "Não sou conduzido,
conduzo"
O Empresário:
Busca o conhecimento e as ferramentas necessárias para construir o
caminho mais eficiente para o sucesso, calcula os riscos com planejamento
adequado, consegue se motivar. Abílio Diniz, fundador da rede de hipermercados
Pão de Açúcar, costuma dizer que nunca teve medo de copiar. Esse é o perfil
ideal para quem deseja montar uma franquia.
O Gestor:
Transforma o projeto em realidade, lida com a pressão do cumprimento das
metas, sabe identificar a pessoa certa para execução de cada tarefa envolvida
no desenvolvimento do processo, conhece profundamente o produto ou serviço que
a empresa oferece aos seus clientes. O professor Vicente Falconi, um dos
maiores especialistas no mundo em gestão empresarial, preconiza que toda meta
deve ter objetivo, valor e prazo.
O Vendedor:
Relaciona-se diretamente com o cliente, por isso deve ser bom em
relacionamento interpessoal, ter boa comunicação, ser bastante observador.
Capacidade para identificar as necessidades do mercado consumidor facilitando o
aprimoramento, desenvolvimento, e, até mesmo, a criação de novos produtos.
Segundo o maior nome do marketing mundial, Philip Kotler, um vendedor
bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.
Falta de conhecimento é a principal causa de falência das empresas com
pouco tempo de abertura. Por isso, comece certo, conheça a si mesmo antes de se
arriscar em um novo negócio. Quando perceber que o modelo de negócio não se adapta
ao seu perfil fique atento aos riscos que certamente serão maiores.
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