segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Como avaliar o seu perfil empreendedor


  
  O perfil empreendedor é composto de competências múltiplas, cada qual com a sua devida importância no desenvolvimento do empreendimento. As competências são complementares entre si, portanto é preciso identificar essas habilidades, descobrir qual delas temos em maior ou menor grau, isto é, reconhecer quais são os nossos pontos fortes e fracos.  
 Vale lembrar que um sócio que tenha como principal característica ser um bom vendedor deverá ter como sócio um bom administrador. Dois bons vendedores provavelmente não irão compor uma prospera sociedade. Por isso, se faz necessário uma auto-análise do perfil empreendedor com o objetivo de identificar os seus pontos fortes.

  Se para realizarmos uma viagem de férias precisamos fazer um planejamento, imagine para montar um negócio. Antes do embarque para uma viagem precisamos escolher o local de destino e observarmos o dinheiro que temos disponível. O empreendedor deverá escolher o produto ou serviço com o qual irá negociar em seguida saber se possui dinheiro suficiente para montar o negócio e conseguir sustenta-lo até alcançar o ponto de equilíbrio (quando o faturamento cobre todos os custos). 
  Todas as pessoas têm características próprias e isso também pode interferir na escolha do local e roteiro da viagem. Imaginemos alguém com medo de altura viajar para a Capadócia e fazer um passeio de balão, isso teria tudo para não ser interessante. Agora, imaginemos um empreendedor que gosta de inovar e desafiar os padrões estabelecidos, participando de um negócio com padrões e regras definidas por contrato, isso poderá causar conflitos prejudiciais ao sucesso do empreendimento.



Conheça o seu perfil empreendedor:



O Empreendedor:

  Desafia os padrões vigentes, passa maior parte do tempo pensando no futuro, sempre à procura de inovação e adora correr riscos. Steve Jobs, criador da Apple é inquestionavelmente um dos maiores empreendedores de todos os tempos. Conquistou o mundo com sua criatividade e imensa vontade de fazer diferente do que estava disponível no mercado. Traduzem literalmente a expressão latina Non Ducor Duco que significa "Não sou conduzido, conduzo"



O Empresário:

  Busca o conhecimento e as ferramentas necessárias para construir o caminho mais eficiente para o sucesso, calcula os riscos com planejamento adequado, consegue se motivar. Abílio Diniz, fundador da rede de hipermercados Pão de Açúcar, costuma dizer que nunca teve medo de copiar. Esse é o perfil ideal para quem deseja montar uma franquia.



O Gestor:

  Transforma o projeto em realidade, lida com a pressão do cumprimento das metas, sabe identificar a pessoa certa para execução de cada tarefa envolvida no desenvolvimento do processo, conhece profundamente o produto ou serviço que a empresa oferece aos seus clientes. O professor Vicente Falconi, um dos maiores especialistas no mundo em gestão empresarial, preconiza que toda meta deve ter objetivo, valor e prazo.



O Vendedor:

  Relaciona-se diretamente com o cliente, por isso deve ser bom em relacionamento interpessoal, ter boa comunicação, ser bastante observador. Capacidade para identificar as necessidades do mercado consumidor facilitando o aprimoramento, desenvolvimento, e, até mesmo, a criação de novos produtos. Segundo o maior nome do marketing mundial, Philip Kotler, um vendedor bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.


  Falta de conhecimento é a principal causa de falência das empresas com pouco tempo de abertura. Por isso, comece certo, conheça a si mesmo antes de se arriscar em um novo negócio. Quando perceber que o modelo de negócio não se adapta ao seu perfil fique atento aos riscos que certamente serão maiores.

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